A Câmara Municipal promove na quinta-feira (26/05) um debate sobre crimes de ódio na cidade de São Paulo, com a participação de Sérgio Salomão Shecaira, professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), e da delegada Margarette Barreto, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
A palestra é de iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais. Serão debatidos no evento os crimes envolvendo preconceitos raciais, sexuais e de classes, entre outros.
Recentemente, ataques a homossexuais na região da Avenida Paulista e o caso de dois catadores de papel encontrados carbonizados no Centro reacenderam as discussões sobre esse tipo de violência.
Segundo levantamento da Decradi, existem hoje 25 gangues atuando na cidade, envolvendo cerca de 200 membros identificados. Os alvos dos ataques desses grupos são, geralmente, homossexuais, negros, migrantes e judeus.
Para o vereador Jamil Murad (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, “é preciso incentivar a cultura de paz, de tolerância entre os cidadãos e de aceitação das diferenças”. “São Paulo é uma cidade que cresceu com a diversidade e não pode aceitar crimes de nenhuma espécie”, acrescentou.
SERVIÇO
Debate sobre crimes de ódio
Data: 26/05/2011
Horário: 13h
Local: Sala Sérgio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista).
(24/05/2011 – 14h30)