A Comissão de Administração Pública aprovou nesta quarta-feira um requerimento que pede explicações ao secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Sobrinho, sobre a autorização para que a Universidade de São Paulo (USP) retirasse cerca de 1.320 árvores do campus no Butantã para a construção da Praça dos Museus.
A autorização por parte da Secretaria ocorreu no ano passado, e de acordo com o vereador Zelão (PT) autor do requerimento encaminhado a Eduardo Jorge , desde então a Câmara aguarda esclarecimentos sobre o assunto. “Com uma cidade do tamanho de São Paulo não existem outros locais para a implantação do museu?”, questionou Zelão.
A Praça dos Museus abrigará três edifícios o Museu de Ciências, o Museu de Zoologia e o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP , além de uma sala de conferências e de um anfiteatro. Ela ficará perto da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, numa área de aproximadamente 53 mil m².
No requerimento ao secretário, o vereador também questiona se o desmate não afetará a qualidade do ar na região e se não existem outras áreas na USP que pudessem receber a obra, sem a necessidade da derrubada de tantas árvores.
(23/5/2012 – 18h10)