KÁTIA KAZEDANI
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, José Tadeu Candelária, será convidado pela Comissão de Finanças e Orçamento para prestar esclarecimentos ao colegiado sobre a construção de um shopping à beira do rio Pinheiros.
“Queremos saber os detalhes desse empreendimento que cortará 62% das árvores que existem no local”, sinalizou o vereador Aurélio Nomura (PSDB), autor do requerimento aprovado nesta quarta-feira (16/9) pela Comissão de Finanças para convidar o secretário e representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do Ministério Público.
Na área, de acordo com a prefeitura, existem 242 árvores catalogadas – o que significa que 150 delas serão cortadas. Outro impacto que a construção desse shopping poderá trazer para a região está relacionado ao trânsito – o curso da via expressa da Marginal Pinheiros poderá ser alterado caso a construção da obra seja liberada. Os impactos do empreendimento que será de uso comercial e residencial estão sendo investigados pelo Ministério Público.
“Parte do terreno está em uma área de proteção e não comportaria um empreendimento deste porte. Precisamos saber quais serão os impactos para a população e trazer esse debate para a Câmara”, disse Nomura.