Cerca de um quinto dos veículos que transitam diariamente pela cidade de São Paulo não passa pela inspeção veicular, por serem emplacados fora do município. Segundo o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, não há nada que a Prefeitura possa fazer para resolver essa questão, porém a pasta está empenhada em levar o debate para a Assembleia Legislativa.
Jorge, que compareceu à Câmara Municipal para uma audiência pública sobre a empresa Controlar, disse que tem conversado com o deputado estadual Barros Munhoz (presidente da Assembleia) em busca da implantação da inspeção veicular em todo o Estado. Para o vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR), presidente da comissão que convocou a audiência (Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia), a atual situação deixa o programa meio capenga.
O parlamentar também destacou a necessidade de os ônibus e caminhões passarem pela inspeção veicular, pois alegou que há empresas que propositalmente licenciam seus veículos fora do município. O secretário do Verde e do Meio Ambiente afirmou que o transporte público da cidade de São Paulo é inspecionado regularmente, porém para isso ser estendido aos ônibus metropolitanos seria necessário alterar o contrato com a Controlar.
Isso afetaria o equilíbrio do contrato, pois somos os únicos que temos equipamentos para fazer essa inspeção. O que temos que fazer é avançar com o projeto, até porque quem mora na Região Metropolitana também merece essa melhoria no ar, disse Eduardo Jorge.
(2/5/2012 – 17h30)