A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal realizará na reunião ordinária desta quarta-feira (19) a apresentação do Projeto Fome, que tem como objetivo o beneficiamento de alimentos descartados ou incinerados por bares, hotéis, restaurantes, açougues, padarias e supermercados, entre outros estabelecimentos, para serem ofertados gratuitamente para populações carentes.
Idealizada pela Plataforma Sinergia, a iniciativa é resultado de um acordo assinado em 4 de junho com a Prefeitura de São Paulo; Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (SINHORES); Confederação Nacional do Turismo (CNTur); Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI); e Federação Nacional do Jovem Empreendedor do Turismo (FENAJOVEMTur). Juntas, essas entidades representam cerca de 4 milhões de estabelecimentos de turismo e gastronomia.
Estudos realizados pelo Projeto Fome indicaram que a capital paulista desperdiça todos os dias cerca de mil toneladas de alimentos de boa qualidade, consumindo expressivos recursos financeiros e ambientais. Por outro lado, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com a total escassez de alimentos, e a cada dez segundos uma criança morre de fome.
A apresentação da iniciativa será feita por Rosana Perrotti, membro da presidência da Plataforma Sinergia. A reunião da Comissão de Meio Ambiente está marcada para as 9h desta quarta-feira no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, 1º andar).
(18/10/2011 – 12h00)