RENATA AFONSO
DA TV CÂMARA
A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (17/5) requerimento para que seja realizada uma Audiência Pública com o secretário de Cultura, André Sturm. Os vereadores querem discutir a situação das bibliotecas municipais e dos Programas PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Vocacional. A audiência foi marcada para o dia 26/5, às 14h, no Auditório Prestes Maia.
De acordo com o vereador Toninho Vespoli (PSOL), a Secretaria está tirando alguns livros das prateleiras e precisa explicar o motivo. “Parece que vai vir doação de empresários, que também vão doar livros, então a gente quer entender quem é que está dando a direção política da gestão pública”, disse Vespoli.
Para o vereador David Soares (DEM) “é muito apropriado o pedido de audiência pública para que o secretário venha com muito mais tempo de poder responder as nossas arguições”.
Durante a reunião os parlamentares também debateram a criação dos cargos de diretor e supervisor nas escolas da rede municipal de ensino.
Os professores tiveram oportunidade de se manifestar e explicaram que foi realizado em 2015 um concurso de acesso de diretores e supervisores, mas houve apenas uma chamada. Para que mais profissionais sejam chamados é necessário criar as vagas. Na Câmara já existe um Projeto de Lei, o 574/2016, sobre esse assunto.
Elen de Moraes é professora da rede pública. Ela atribui a necessidade de novos cargos ao crescimento da cidade. “A cidade de São Paulo cresce demasiadamente e o aumento de escolas nas últimas décadas não acompanhou o mesmo número de supervisores”.
Para Christian Sznick , diretor sindical, “os supervisores fazem também um papel muito importante porque são eles que mantém a qualidade dos programas municipais”.
A Comissão informou aos profissionais que vai tentar agilizar a votação do Projeto de Lei.
O presidente da Comissão de Educação, Claudio Fonseca (PPS) afirmou que vai dialogar com os demais parlamentares já que o Projeto de Lei ainda não foi para votação em Plenário. “Vou pedir no colégio de líderes, que é o momento em que todos os líderes partidários se reúnem para discutir a pauta de votação em plenário.Vamos pedir urgência novamente, reiterando o projeto existente, e reiterando, inclusive, o projeto que protocolei visando agilizar, acelerar esse processo de votação e criação dos cargos.”