Os vereadores Juscelino Gadelha (sem partido), Paulo Frange (PTB) e Toninho Paiva (PR), integrantes da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, acompanharam na segunda-feira uma vistoria ao sistema de ar-condicionado do Shopping West Plaza.
A vistoria contou com representantes do Ministério Público do Trabalho, da Subprefeitura da Lapa, da Coordenadoria em Vigilância em Saúde (Covisa) e da Procuradoria da Câmara. O resultado da diligência deve sair em dez dias.
A equipe da Covisa vistoriou os filtros, os dutos e os locais de onde o ar é retirado e jogado para dentro do shopping.
Segundo os técnicos, aparentemente os filtros foram trocados há pouco tempo, mas nos dutos foi encontrada muita sujeira. “Segue o princípio da precaução: se os filtros estão limpos mas os dutos estão sujos, é sinal de que a qualidade do ar não está boa”, disse o subgerente da Saúde do Trabalhador, Szymon Gartenkraut Szymon. Ele afirmou, porém, que é preciso esperar o resultado do laudo.
Na próxima semana, uma diligência semelhante será realizada em outro shopping da cidade.
Gadelha, um dos vereadores que acompanhou a vistoria de segunda-feira, é autor de um projeto de lei que torna obrigatória a limpeza anual dos sistemas de ar-condicionado dos shoppings centers, hipermercados e hospitais da capital a fim de evitar problemas de saúde aos usuários desses ambientes.
(23/08/2011 – 17h25)