pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Comissões Permanentes elegem presidentes para os trabalhos de 2024

Por: FELIPE PALMA E DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

21 de fevereiro de 2024 - 15:42

Os vice-presidentes, com exceção de CCJ, Finanças e Saúde, também foram escolhidos

Nesta quarta-feira (21/2), a Câmara Municipal de São Paulo elegeu os presidentes e quatro vice-presidentes das sete Comissões técnico-legislativas da Casa para 2024. As eleições, que aconteceram no Plenário 1º de Maio, também definiram a composição dos colegiados.

De caráter permanente, estas Comissões visam, por exemplo, analisar, promover estudos e pesquisas, realizar Audiências Públicas, fiscalizar e convocar responsáveis pela administração direta ou indireta para prestar informações sobre assuntos inerentes às suas atribuições, emitir pareceres e avaliar projetos submetidos à sua análise.

Na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), o vereador Xexéu Tripoli (PSDB) foi eleito por unanimidade para presidir os trabalhos do colegiado em 2024. “Gostaria de agradecer a honra da indicação para a presidência da comissão que, a meu ver, é a mais importante, onde todos os projetos tramitam”, disse. “Temos muito trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano e conto com o apoio de todos os vereadores”, declarou Tripoli.

O vereador Jair Tatto (PT), com sete votos, foi reconduzido à presidência da Comissão de Finanças e Orçamento. “Agradeço mais uma vez pela confiança e, este ano temos a chegada do Dr. Adriano Santos ao grupo. O desafio será o mesmo, vou conduzir de forma republicana, democraticamente. Ano passado trabalhamos bem e vamos manter o que fizemos, como priorizar um orçamento participativo e descentralizado e apreciar as contas do município. A cidade está acima de nossas divergências ideológicas, precisamos pensar nas pessoas”, afirmou Tatto.

Logo após, o vereador Rubinho Nunes (UNIÃO) foi reeleito presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, com seis votos favoráveis e uma abstenção. Para a vice-presidência do colegiado, os integrantes elegeram o vereador Fabio Riva (PSDB).

“Agradeço a confiança de todos os vereadores. Agradeço também pelos trabalhos realizados em 2023 e tenho certeza que agora, em 2024, teremos um ano de muito trabalho, mas com a mesma responsabilidade e mesma intensidade de trabalhos desempenhado no último ano, sempre voltado a modernizar a cidade de São Paulo, desenvolver, assim como foram os projetos do ano anterior”, pontuou Nunes após a reeleição.

A presidência da Comissão de Administração Pública ficou sob responsabilidade do vereador Gilson Barreto (PSDB), que foi reconduzido ao cargo para este ano, com sete votos. Na mesma ocasião, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO), com também sete votos, foi reeleito para a vice-presidência do colegiado.

“Nós vamos trabalhar em conjunto como sempre, agradecendo a participação de todos aqui. Uma Comissão muito importante dentro do Parlamento, pois aqui geralmente presidimos as reuniões de congresso de comissões quando há projetos de grande relevância para a cidade”, comentou Barreto.

Na Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, houve a recondução à presidência, por cinco votos favoráveis, do vereador Senival Moura (PT), enquanto a vice-presidência da Comissão ficará novamente com o vereador Adilson Amadeu (UNIÃO).

“É uma grande satisfação ser reeleito presidente da douta Comissão de Transporte dessa cidade. Trânsito e transporte é um dos temas mais importantes dessa cidade, porque você lida todos os dias com o trânsito, transporte a vulnerabilidade da cidade. É o transporte que movimenta milhões de pessoas diariamente, são várias empresas que operam o sistema da cidade de São Paulo e essa comissão, certamente, terá um papel muito importante para discutir, durante os próximos meses, o sistema de transporte da cidade, o trânsito, toda a vulnerabilidade que existe aqui”, disse Moura.

Por unanimidade, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes reelegeu a vereadora Edir Sales (PSD) para presidir o colegiado este ano. A vice-presidência ficará com a vereadora Sandra Santana (PSDB), que recebeu sete votos favoráveis.

“Eu gostaria muito de agradecer pela recondução ao cargo, já que é uma das mais importantes da Casa, pois são assuntos que transformam a vida das pessoas. Relembrando, a Comissão recebeu no ano passado o secretário de Educação por três vezes, recebemos outras pastas também. Realizamos um trabalho muito dinâmico graças a todos os integrantes”, colocou Sales.

Por fim, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher definiu novamente na presidência vereador André Santos (REPUBLICANOS). O vice-presidente será escolhido na primeira reunião ordinária do colegiado. “Esperamos novamente contar com a ajuda de todos para que, nesse ano tão importante para todos nós, possamos realizar um ótimo trabalho aqui na comissão que, durante todo o ano passado, foi um colegiado com trabalho coletivo. Todos os vereadores desta comissão tiveram uma atuação muito eficaz e, por isso, saímos do ano extremamente satisfeitos”, completou Santos.

Assista à íntegra das reuniões de instalação das Comissões:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar