pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissões Permanentes: qual a importância delas no Processo Legislativo?

Por: - DA REDAÇÃO

3 de agosto de 2017 - 11:55

Não é à toa que elas recebem o nome de Permanentes do Processo Legislativo. As sete Comissões da Câmara Municipal de São Paulo que estão nesse grupo são responsáveis por avaliar e emitir o parecer dos Projetos de Lei (PLs).

A composição das Comissões Permanentes é feita por meio da proporcionalidade partidária. No início do ano, divide-se o número total de vereadores – no caso, 53, porque o presidente e o vice-presidente da Câmara não participam dos colegiados – pelo número de Comissões, sendo que o quociente representará o número de vagas de cada bancada – o que significa que quanto mais parlamentares um partido têm na Câmara, mais cadeiras ele terá nas Comissões. As vagas remanescentes serão distribuídas aos partidos levando-se em conta a proporcionalidade partidária do maior para o menor. “O Regimento Interno da Câmara prevê que todos os colegiados sejam compostos de maneira a respeitar a representatividade partidária”, argumentou o secretário da Secretaria das Comissões da Câmara, André Marcon.

A dinâmica das Comissões é simples e se repete. O Projeto de Lei é protocolado e o presidente da Casa – a partir dos critérios definidos no Regimento Interno – determina por quais grupos a proposta deverá ser analisada. O PL é enviado para a Secretaria que cuida de todo o processo de tramitação, como encaminhá-lo para o presidente da Comissão e o colocá-lo na pauta da reunião ordinária.

O vereador que preside o colegiado recebe o Projeto e designa o relator para a matéria, que pode pedir Audiências Públicas, informações ao Executivo ou ao autor da medida, e sugerir mudanças ao texto.

Regimentalmente, a Comissão teria 15 dias – prorrogáveis por mais oito – para debater e aprovar o parecer do Projeto. No entanto, na maioria das vezes, o prazo não é atendido porque o processo varia de acordo com o relator e o andamento do grupo. Por exemplo, se os vereadores solicitarem informações ao Executivo será impossível cumprir esse prazo. Existe ainda a possibilidade de a Comissão aplicar o recurso “vencimento do prazo” e mandar o Projeto para a Comissão seguinte. “Essa prática é pouco utilizada. Os vereadores preferem arcar com o tempo para fazer um parecer detalhado”, disse Marcon.

Quando o PL é urgente e precisa ser votado, os vereadores podem realizar o Congresso de Comissões – reunião conjunta de todas as Comissões Permanentes – durante o Plenário. O relator escolhido para os trabalhos fica responsável de elaborar um parecer único de todos os colegiados sobre o Projeto.

Veja quais são as sete Comissões Permanentes e suas composições:

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Os Projetos de Leis obrigatoriamente precisam passar por essa Comissão para que os vereadores analisem o aspecto constitucional, legal e regimental das proposições. Esse é o primeiro grupo a estudar a medida. Se o parecer for contrário, a matéria não poderá tramitar na Câmara.

Mario Covas Neto (PSDB) – presidente
Janaina Lima (NOVO) – vice-presidente
Claudinho de Souza (PSDB)
Reis (PT)
Rinaldi Digilio (PRB)
Sandra Tadeu (DEM)
José Police Neto (PSD)
Soninha (PPS)
Eliseu Gabriel (PSB)

Comissão de Finanças e Orçamento

Essa é a última Comissão a dar o parecer aos Projetos de Lei. Cabe aos vereadores desse grupo emitir parecer sobre o Plano Plurianual, as diretrizes Orçamentárias, o Orçamento Anual, as contas apresentadas pelo Prefeito, Mesa da Câmara e o Tribunal de Contas do Município, e proposições referentes à matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos, dívida pública e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita da capital paulista.

Jair Tatto (PT) – presidente
Atilio Francisco (PRB)
Aurélio Nomura (PSDB)
Isac Felix (PR)
Reginaldo Tripoli (PV)
Ricardo Nunes (PMDB)
Rodrigo Goulart (PSD)
Ota (PSB)
Zé Turin (PHS)

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Os vereadores dessa Comissão discutem propostas relativas ao Zoneamento, Plano Diretor Estratégico, obras e serviços públicos, concessão administrativa ou direito real de uso de bens imóveis de propriedade do município e outros Projetos.

Souza Santos (PRB) – presidente
Camilo Cristófaro (PSB) – vice-presidente
Dalton Silvano (DEM)
Eduardo Suplicy (PT)
Fabio Riva (PSDB)
Edir Sales (PSD)
Paulo Frange (PTB)

Comissão de Administração Pública

A função dessa Comissão é opinar sobre todos os Projetos de Lei relativos à criação, estruturação e atribuição da Administração Direta e Indireta das empresas onde a cidade tenha participação, normas gerais de licitações, em todas as suas modalidades, e contratação de produtos, obras e serviços. 

Toninho Paiva (PR) – presidente
Gilson Barreto (PSDB) – vice –presidente
Alfredinho (PT)
André Santos (PRB)
Antonio Donato (PT)
Fernando Holiday (DEM)
Patrícia Bezerra (PSDB) 

Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia

Entre as obrigações dos vereadores dessa Comissão estão opinar sobre proposições relativas à economia urbana e rural, desenvolvimento técnico e científico aplicado à indústria e ao comércio, turismos e defesa do consumidor, transportes coletivos ou individuais, frete, carga, vias urbanas e o abastecimento de produtos.

Senival Moura (PT) – presidente
Adilson Amadeu (PTB) – vice-presidente
Abou Anni (PV)
Alessandro Guedes (PT)
Conte Lopes (PP)
João Jorge (PSDB)
Ricardo Teixeira (PROS)

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Assuntos ligados ao Sistema Municipal de Ensino, concessão de bolsas de estudos com finalidade de assistência à pesquisa tecnológica e científica para o aperfeiçoamento do ensino, programas de merenda escolar, preservação das memórias da cidade e serviços, equipamentos e programas culturais, educacionais, esportivos, recreativos e de lazer voltados à comunidade. 

Professor Claudio Fonseca (PPS)
Caio Miranda Carneiro (PSB)
Arselino Tatto (PT)
Celso Jatene (PR)
Dacid Soares (DEM)
George Hato (PMDB)
Toninho Vespoli (PSOL)

Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Essa Comissão deve debater propostas relacionadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), vigilância sanitária, segurança do trabalho e programas de proteção à mulher, à criança, ao adolescente e aos portadores de deficiências. 

Rute Costa (PSD)
Milton Ferreira (PTN)
Adriana Ramalho (PSDB)
Gilbeto Nascimento (PSC)
Juliana Cardoso (PT)
Noemi Nonato (PR)
Sâmia Bomfim (PSOL)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar