O Comitê de Chuvas e Enchentes da Câmara Municipal de São Paulo visitou, no dia 15 de outubro, bairros da zona Leste da cidade com histórico de alagamento. A intenção dos vereadores integrantes do comitê é pressionar o Executivo, portanto, a realizar obras de contenção e drenagem. Isso ainda antes do início da temporada de chuvas.
Os vereadores integrantes do Comitê de Chuvas e Enchentes percorreram bairros da Subprefeitura São Miguel Paulista, particularmente moradias situadas na várzea de córregos que afluem para o rio Tietê, com inundações.
A primeira parada da diligência foi no Parque Municipal Jardim Itaim Biacica, uma área de proteção ambiental. Apesar de muito utilizado pelos moradores, os vizinhos, moradores da Vila Seabra, reclamam que o aterramento, feito no ano passado, ampliou o tempo que a água fica parada nas casas. Na preparação para a inauguração do parque, segundo os moradores, as obras foram realizadas com o objetivo, contudo, de elevar o terreno.
Moradora da área, Clarice Ferreira falou da situação que, segundo ela, piorou com o aterramento. “Antes nós ficávamos dois ou três dias com a água nas ruas. Hoje, são três, quatro meses. A gente sofrendo com a água do rio que entrou nas casas. E ficamos com água na cintura durante três meses, devido ao aterro do parque,” lamentou a moradora.
Os moradores mostraram que o nível do córrego Lajeado já está alto e está prestes a invadir as casas.
Comitê de Chuvas e enchentes faz visita
O vereador Alessandro Guedes (PT) presente à diligência afirmou ter solicitado providências junto à prefeitura. “Eu estive com o prefeito Bruno Covas para falar sobre esse tema, a fim de pedir para ele vir aqui e ver a realidade. Acredito que, com um pouco de vontade política e ações específicas da prefeitura, a gente tem condição de diminuir muito o problema,” comentou o vereador.
Confira mais na reportagem da TV CÂMARA SP: