pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Como lidar com as notícias e as redes sociais nesse momento?

Por: DA REDAÇÃO

9 de março de 2020 - 09:07

O psicanalista Marcos Wagner e a psicóloga Karoline Paiva alertam sobre a hiper-informação e as fake news. Eles recomendam acompanhar aos noticiários apenas uma vez ao dia, sugerindo a edição da manhã como capaz de consolidar tudo o que precisamos saber para manter-nos atualizados.

Para os profissionais é um risco cair na armadilha da hiper-informação e no excesso angustiante de informações falsas ou exageradas, que podem levar a um estado mental de constante alerta, prejudicando o relaxamento e capacidade de discernimento.

Sobre redes sociais, jogos eletrônicos e a programação da TV, é sempre bom lembrar que todo excesso é prejudicial, uma vez que desvia o foco e pode desencadear quadros ansiosos. O ideal é buscar a medida do suficiente. Isso quer dizer buscar o suficiente para o consumo nas compras, nas horas de internet e jogos, nas redes sociais, etc.

Como alternativa, a sugestão é consumir boas leituras, em busca de serenidade. Proporcionar novos horizontes e aprendizados, além de uma sensação de liberdade, uma vez que você pode mergulhar na história e, nesse mergulho, alivia a tensão própria da realidade do confinamento.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar