pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Como são determinados os casos suspeitos de coronavírus?

Por: DA REDAÇÃO

9 de março de 2020 - 09:05

Para diferenciar os sintomas do Covid-19 das demais doenças, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou algumas definições operacionais, no início deste mês, para determinar casos suspeitos de coronavírus. São elas:

1 – Viajante: com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias, que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza;

2 – Contato próximo: pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, com histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19 nos últimos 14 dias;

3 – Contato domiciliar: pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias, e que apresente febre ou pelo menos um sintoma respiratório. Neste caso, é importante observar a presença de outros sinais e sintomas como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar