São Paulo vai sediar, entre os dias 11 e 16 de agosto, a 43ª edição da WorldSkills Competition, que na etapa brasileira recebeu o nome de WorldSkills São Paulo 2015. A maior competição de educação profissional do mundo foi homenageada em sessão solene realizada nesta quinta-feira (14/05) na Câmara Municipal, promovida pelo vereador José Police Neto (PSD).
“Nós temos a oportunidade de receber no Brasil a olimpíada, o maior evento do conhecimento, e temos que nos voltar para isso. França, Rússia, Bélgica já disputam a próxima etapa e chegou o nosso momento, temos que dar visibilidade a isso, [temos] que preparar estruturalmente a cidade e o nosso esforço hoje é pra deixar um dia de reflexão para educação promotora de emprego, de qualidade e de oportunidades iguais a todos”, afirmou Neto.
Realizada a cada dois anos desde 1950, a disputa vai reunir mais de 1.200 competidores vindos de 63 países, que se dividirão entre 50 ocupações diferentes relacionadas a profissões técnicas. Cerca de 200 mil pessoas são esperadas para ocupar três áreas do Anhembi Parque (Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções).
A WorldSkills Competition acontece pela primeira vez na América Latina e os competidores, com idade entre 16 e 22 anos, simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações. A competição estará aberta ao público de 12 a 15 de agosto.
Sobre a WorldSkills Competition
Trata-se de uma organização global que promove a formação e o desenvolvimento de competências. Fundada em 1950, representa mais de 50 ocupações em 74 países, onde todos trabalham com educadores, estudantes e empresas para preparar a força de trabalho e o talento para o mercado.
A WorldSkills, que desafia jovens de todo o mundo a se tornar o melhor na ocupação de sua escolha, tem o apoio do Global Partners (GP), governos, voluntários e instituições de ensino.