RenattodSousa / CMSP
A maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil, e hoje conta com mais de um milhão e meio de pessoas. Para comemorar os 106 anos da imigração foi realizada nesta segunda-feira uma solenidade na Câmara, iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB). Durante o evento, entidades e personalidades de destaque na comunidade foram homenageadas.
Autoridades do Brasil e do Japão ressaltaram a importância do intercâmbio entre os dois países. “Este ano celebramos os 106 anos da imigração japonesa, desde a chegada do navio que se chamava Kasatu Maru, e esta imigração contribuiu e está contribuindo muito para o desenvolvimento do Brasil e também para a amizade entre Japão e Brasil”, disse o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima.
“Os japoneses contribuíram de maneira muito grande na formação da cultura brasileira, na área da ciência, da educação, da tecnologia, da agricultura, do comércio e também reconhecemos a contribuição religiosa”, disse o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Júlio Akamine.
O vereador Aurélio Nomura (PSDB) destacou a influência desse intercâmbio inclusive nos hábitos alimentares dos brasileiros. “A migração marcou a história e os hábitos do nosso país. Anteriormente, ninguém comia produtos hortifrutigranjeiros, por exemplo. Hoje, isso é uma coisa normal”, disse.
“E nós, parlamentares da comunidade japonesa, estamos bem unidos e focados para melhorar o espaço dos japoneses aqui em São Paulo”, disse Geroge Hato (PMDB).
(16/06/2014 22h35)