Em busca de alternativas ao consumo excessivo de plásticos, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo patrocinou, na reunião desta terça-feira (23/4), uma exposição sobre os conceitos da chamada economia circular.
“Este é um termo usado há algum tempo, mas ainda há bastante engano sobre ele. É uma nova forma de produção e consumo, pensando antes da geração do lixo”, disse a palestrante Daniela Lerário, CEO da TriCiclos Brasil. Empresa de reciclagem reconhecida globalmente, a TriCiclos é baseada no triplo resultado da sustentabilidade: social, ambiental e financeiro.
Daniela é bióloga, especialista em gestão de resíduos com experiência internacional, sendo a única latino-americana da Expedição Pangea, que atravessou o Oceano Pacífico em busca dos resíduos plásticos do tsunami japonês de 2012.
Desde 2018, Daniela integra o conselho do Sistema B Brasil, como co-presidente, apresentando caminhos de negócios que funcionem como ferramenta de impacto positivo e mudança para uma economia mais inclusiva e sustentável.
Segundo a bióloga, o conceito é baseado em diversas escolas acadêmicas de pensamento do meio ambiente e da economia sustentável. O objetivo é buscar formas de retirar menos da natureza e manter o que foi retirado pelo maior tempo possível, com o maior valor agregado, sem devolvê-lo. “No momento de projetar um produto, é preciso já pensar em todos os processos e consequências depois do consumo… e depois, e depois”, disse Daniela.
Para o presidente da comissão, vereador Xexéu Tripoli (PV), a cidade pode avançar em iniciativas para diminuir o uso do plástico. “Isso é o futuro, estamos até atrasados. No momento em que a economia circular estiver 50% desenvolvida em São Paulo, vamos ter muito menos problemas ambientais”, afirmou o vereador, que defendeu a reutilização pela indústria. “Tendo a função que merece, com durabilidade e vida útil prolongada, ao invés de ser jogado pra baixo da terra”, concluiu o vereador.
Além Tripoli, também estiveram presentes à reunião os vereadores Soninha (CIDADANIA23) e Gilson Barreto (PSDB).