O conceito de Polo de Economia Criativa foi criado pelo Plano Diretor, aprovado em 2014. O Projeto de Lei 65/2015, dos vereadores Andrea Matarazzo (PSDB) e Nelo Rodolfo (PMDB), propõe a valorização do Distrito Criativo a partir de benefícios fiscais e simplificação da abertura de novos negócios.
O PL apresenta uma lista com cerca de 40 serviços que fazem parte da economia criativa como, por exemplo, moda, design, espetáculos teatrais, produção audiovisual, espetáculos circenses, entre outros, e que podem se beneficiar dessa lei. O primeiro Polo de Economia Criativa ficará na região da Sé / Praça da República.
Nesta terça-feira, a partir das 19h, no auditório Prestes Maia, a Câmara Municipal recebe a Conferência Municipal dos Distritos Criativos, evento que pretende debater e discutir a Economia Criativa ma cidade de São Paulo. O evento contará com a participação de Geoff Mulgan, diretor do NESTA — Fundo Nacional para Ciência, Tecnologia e Artes do Reino Unido.
Saiba mais sobre Economia Criativa:
https://www.facebook.com/camarasaopaulo/videos/880943488659373/?__mref=message_bubble
Programação:
18h30 – Abertura
18h40 – Políticas públicas para a economia criativa – Fabio Feldmann (Fabio Feldmann Consultores)
19h – “O que é Economia Criativa” – Lucas Foster (ProjectHub)
19h10 – Mini-cases: Patrimônio Cultural (André Sturm / MIS), Artes (Baixo Ribeiro / Choque Cultural), Mídia (Bruno Torturra / Fluxo), Criações Funcionais (Guto Requena / Estúdio Guto Requena)
19h50 – Rio Criativo – Marcos André Carvalho (Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro)
20h – Parque Tecnológico de Sorocaba – Alexandre Álvaro – Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (CESAR).
20h10 – Apresentação do Projeto de Lei “Distritos Criativos” (PL 65/2015) – Lucas Baruzzi (Câmara Municipal de São Paulo)
20h20 – Representantes do Poder Público – Vereador Andrea Matarazzo e Vereador Nelo Rodolfo
20h30 – Geoff Mulgan – Diretor Executivo da NESTA
21h – Perguntas e debates