Vereadores participaram da Tribuna Livre da Câmara Municipal de São Paulo nesta quinta-feira (1/10). Para cada parlamentar inscrito para discursar, tanto no Plenário físico quanto no ambiente virtual, foram concedidos cinco minutos.
Dia Internacional do Idoso
O Dia Mundial do Idoso, comemorado em 1° de outubro, foi mencionado na maioria dos discursos da Tribuna Livre. Entre os posicionamentos relacionados ao tema, a importância para a criação de políticas públicas para a população acima de 60 anos.
Destaque também para a proposta de inclusão digital para as pessoas desta faixa etária, com a finalidade de promover qualidade de vida, autonomia e atividades lúdicas aos idosos.
Custo de vida na capital
Levando em consideração o custo de vida na capital paulista e os impactos econômicos provocados pela pandemia, um dos discursos de hoje defendeu a instituição de uma renda básica emergencial para famílias que vivem na cidade de São Paulo. A medida é sugerida como forma de complementar o auxílio emergencial pago pelo governo federal.
Meio ambiente
Outro assunto da Tribuna Livre tratou da logística reversa, que tem como objetivo desenvolver ações para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial.
Educação e assistência social
Os setores da educação e da assistência social estiveram na pauta de discussão de parlamentares.
Em relação ao ensino público municipal, foi cobrada a nomeação de profissionais de educação aprovados em concursos públicos. Também foi feita uma solicitação à Prefeitura para que todos (as) os (as) professores (as) possam lecionar em escolas próximas das suas respectivas residências. Um dos objetivos do pedido é evitar longos percursos por meio do transporte público e, assim, evitar a contaminação da Covid-19.
Sobre a assistência social, foram questionadas algumas ações propostas pela administração pública municipal.
Fake News
As notícias falsas foram repudiadas no Plenário 1° de Maio. Durante a fala, o autor do discurso disse ser alvo de fake news.
Câmara de SP contra as fake news
Em 6 de julho deste ano, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Abracrim (Associação Brasileira de Advogados Criminalistas), lançou a cartilha “Todos contra as fake news”. O objetivo é orientar a sociedade sobre as implicações de criar e compartilhar informações falsas.
Clique aqui para baixar o e-book com a cartilha “Todos contra as fake news”.
Todos os discursos da Tribuna Livre desta quinta-feira estão disponíveis aqui.
Impressionante os vereadores que diante de uma crise financeira desse tamanho, não se preocupam com o caixa da prefeitura. Não entendo porque o projeto de Anistia Tributária do IPTU não entrou para votação em 2019, nem 2020 e parece que não vai ter em 2021. Porque existem muitos contribuintes que estão com dificuldades financeiras e precisam regularizar a sua situação junto a Prefeitura. E por outro lado para a Prefeitura irá arrecadar mais e aumentar o dinheiro em caixa. Nas eleições não vejo nenhum vereador e nenhum prefeito comentar nada sobre isso. É lamentável, os candidatos estão muito despreparados. Devemos cobrar deles essa Anistia nessa campanha eleitoral de 2020.