Neste domingo (27/10), a capital paulista terá o 2º turno da eleição para prefeito. O funcionamento de alguns serviços públicos será alterado para facilitar o trânsito dos eleitores até as 57 zonas eleitorais de São Paulo. Veja como será o funcionamento dos principais serviços:
Transporte
A frota de ônibus terá 1,9 mil veículos a mais para facilitar o deslocamento do público e o acesso aos locais de votação. A SPTrans (São Paulo Transporte S/A) vai colocar nas ruas a mesma frota dos sábados, com 6,8 mil veículos.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Parcerias em Investimentos, informou que o transporte sobre trilhos e ônibus intermunicipais será gratuito para todos os eleitores neste domingo, conforme a orientação que consta na Resolução nº 23.736/2024 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para utilizar os ônibus gratuitamente, o passageiro deve utilizar seu Bilhete Único e passar pela catraca normalmente, sem qualquer desconto de crédito. Quem não tem o cartão também tem acesso, bastando apenas comunicar ao motorista ou ao cobrador.
Trânsito
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fará uma operação nos principais corredores da cidade para garantir segurança, fluidez e mobilidade dos eleitores no acesso aos postos de votação e vias do entorno. O monitoramento e operação de trânsito junto às zonas eleitorais serão intensificados especialmente no domingo, das 7h às 18h.
O programa Ruas Abertas estará suspenso no segundo turno. Tanto a Avenida Paulista quanto as ruas da Liberdade estarão liberadas para o trânsito de veículos. O Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, também estará aberto para trânsito de carros no domingo.
Fica liberado o estacionamento nas vias e logradouros públicos, sinalizadas com placas proibindo o estacionamento, R6-a (proibido estacionar), exceto nos corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público; nas vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda; e nas vias de trânsito rápido.
A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização local e a ciclofaixa de lazer da cidade estará suspensa.
Saúde
Estarão abertos os serviços que já funcionam aos domingos, como os equipamentos da rede de urgência e emergência e que funcionam 24 horas: UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Pronto-Socorros, hospitais municipais e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais).
A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.
Parques
Os parques municipais estarão abertos. Para ter acesso aos endereços e horários de funcionamento de cada unidade, clique aqui.
Os naturais estarão abertos das 8h às 17h, enquanto a unidade Anhanguera do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres funcionará das 7h às 12h. A unidade Ibirapuera estará fechada. Plantão de Atendimento pelo WhatsApp (11) 95220-0219: 8h às 17h.
Os viveiros municipais, a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os planetários não estarão em funcionamento.
Centros Esportivos
As unidades estarão abertas, seguindo os horários habituais de final de semana. As piscinas abrirão às 10h exclusivamente neste domingo. Clique aqui para ter acesso aos endereços e horários de cada unidade.
Para conferir o funcionamento dos demais serviços públicos, clique aqui.
Cobertura especial da Rede Câmara SP
A Rede Câmara SP preparou uma cobertura especial nas eleições do 2º turno em parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), TV Câmara dos Deputados, TV e Rádio Senado e Rede Legislativa de Rádio e Televisão.
A partir das 8h, horário oficial em que as urnas são abertas para votação, você já pode acompanhar na programação, boletins em tempo real, opiniões de especialistas, e programas com conteúdos explicativos sobre política.
Além disso, a Rede Câmara SP fará entradas ao vivo para todo o Brasil na programação da TV Senado e da TV Câmara de Brasília.
Para acompanhar a transmissão, basta sintonizar a TV Câmara SP (canal aberto digital 8.3) ou acompanhar em todas as redes sociais da Câmara Municipal de São Paulo, como o canal Câmara São Paulo no YouTube, e a Web Rádio da Rede Câmara SP.