Neste segundo semestre a Câmara Municipal de São Paulo concede homenagens aos delegados aposentados da Polícia Civil e aos agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana). As premiações acontecem nos dias 21 de agosto e 15 de setembro, respectivamente.
A proposta de reconhecer os policiais foi feita pelo vereador Celso Jatene (PR), por meio da Resolução 02/2005. Trata-se de uma Salva de Prata específica e os homenageados são indicados à Casa pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Na última edição realizada em 2016, o Legislativo condecorou um total de 35 policiais. Já o prêmio para os agentes da GCM foi instituído pelos ex-vereadores Coronel Telhada (PSDB) e José Américo (PT), por meio das Resoluções 02/2014 e 06/2015.
Quem indica os homenageados é o próprio comando da Guarda. A homenagem leva o nome de Jânio Quadros, ex-prefeito da capital, que foi o criador do órgão ligado a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
Recebem o prêmio os guardas que mais se destacaram em ações benéficas para a cidade.
No primeiro semestre a Casa condecorou as mulheres e homens do Corpo de Bombeiros e também deu a Medalha Tiradentes aos policiais civis, militares e também aos guardas.