A Ouvidoria do Parlamento é um canal de comunicação direto entre o munícipe e a Câmara Municipal de São Paulo.
O objetivo principal é promover a cidadania e a democracia por meio de um espaço aberto a qualquer pessoa interessada em tirar dúvidas, fazer reclamações, observações ou sugerir ideias.
O contato pode ser feito por meio de formulário, telefone, ou pessoalmente, entre outras possibilidades. O prazo máximo de resposta é de 10 dias. O órgão também é responsável pelas demandas com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em junho, 77% das manifestações na Ouvidoria foram solucionadas nas instâncias da própria Câmara, enquanto 23% das ocorrências foram encaminhadas a outros órgãos.
De acordo com o último balanço, foram realizados ao todo 698 atendimentos, das mais diversas solicitações, que vão desde atividades parlamentares até demandas de munícipes cobrando ações de zeladoria.
Os paulistanos também procuram a Ouvidoria da Casa para sugerir novos Projetos de Lei. No mês passado, por exemplo, a população pediu a criação da Prefeitura Regional do Tatuapé, na zona leste, e a contratação de fiscais para multar quem joga lixo na rua.
Neste link você pode acessar a página da Ouvidoria no Portal da Câmara.