O programa Câmara no Seu Bairro – projeto realizado pelo legislativo paulistano com o objetivo de aproximar os cidadãos dos vereadores – encontrou durante as sessões públicas promovidas em diferentes regiões de São Paulo pessoas que ajudam a tornar a vida da população local melhor.
É o caso da conselheira participativa do Rio Pequeno, na zona oeste, Elenice Madalena dos Santos, que acorda de madrugada para preparar a alimentação que será servida para as crianças do Instituto Crescer com a Vida – organização não governamental criada por Elenice em 2001 para que as famílias possam deixar suas crianças no local quando não tem com quem deixá-las.
“Entregava leite do governo na época e via que muitas mães precisavam de um lugar para deixar seus filhos depois da aula. Troquei de casa com a minha irmã, montei na cozinha uma espécie de sala e começamos a acolher as crianças. No início, quem me ajudava eram os alunos de letras da USP (Universidade de São Paulo)”, contou Elenice.
A procura foi tanta que o Instituto Crescer com a Vida precisou ampliar as atividades para a garagem da casa. “A gente tinha umas 25 crianças e, de repente, virou 100. De lá para cá, formamos outra diretoria e temos até lista de espera para entrar na instituição”, afirmou a conselheira.
Na Casa Verde, zona norte de São Paulo, o marceneiro e presidente do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fábio Silva de Amorim, recebe diariamente a população local que o vê como uma espécie de ‘pai’ – nome pelo qual já era chamado na época da escola, quando seus amigos o consideravam um dos que sempre estava disposto a ajudar e a acabar com conflitos.
“As pessoas me procuram para falar desde problemas no bairro, como falta de sinalização, vazamento e segurança, até sobre a vida pessoal. Gosto de poder ajudar e faço isso com o maior prazer, mesmo com quem na conheço”, explicou Amorim.
Em São Mateus, zona leste, a preocupação da diretora da Escola Estadual Jardim Iguatemi, Suzy Rocha Ribeiro, é em melhorar a qualidade de ensino dos alunos. Ela é responsável por um projeto no colégio que define temas anuais para estimular jovens a refletir sobre arte, cultura, política, economia e cidadania. Neste ano, os estudantes discutem o tema “Política em Ação”.
“O Câmara no Seu Bairro vem em um momento importante para contribuir com o trabalho que estamos desenvolvendo. A partir de discussões, os estudantes elaboraram perguntas para os vereadores”, afirmou.
Saiba aqui mais sobre o Câmara no Seu Bairro e aqueles que ajudam a fazer São Paulo melhor.