Na reunião desta quarta-feira (14/8), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes apreciou uma pauta de dezenove projetos, onde parte das propostas visa a criação de datas de conscientização para doenças raras, no objetivo de alertar a sociedade com informações que ajudem a dar celeridade ao diagnóstico, crucial no tratamento.
Foi aprovado o parecer favorável do PL (Projeto de Lei) 35/2024, de autoria do ex-vereador Waldir Júnior (PSD) e coautoria da vereadora Edir Sales (PSD), presidente do colegiado, que pretende incluir no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo o dia municipal da conscientização da doença de Crohn e a colite ulcerativa, a ser realizado em 19 de maio.
O vereador Coronel Salles (PSD) declarou que vai pedir a coautoria da iniciativa por conta da gravidade da doença. “No ano passado perdi meu sobrinho com oito anos de idade também por uma doença rara. Daí a gente percebe que doenças que não são comuns a ciência não se debruça tanto para tentar buscar a cura, talvez por causa da escala mesmo. Aqui fica um apelo para que busquemos soluções para doenças raras”, declarou.
No mesmo esforço de conscientização, o colegiado deu aval ao PL 538/2023 da vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) para incluir no calendário de eventos da cidade, o dia da prevenção do câncer de retinoblastoma no dia 4 de fevereiro.
A vice-presidente da Comissão, vereadora Sandra Santana (MDB), elogiou a iniciativa. “Todos os projetos trazidos para essa Casa são importantes, a comunidade e os segmentos trazem sugestões e normalmente quando são datas e eventos são dias de conscientização. Esta data alerta para uma doença extremamente rara, que foi veiculada por um repórter cujo filho tem câncer de retinoblastoma e que seguiu em tratamento. Mas quantas pessoas estão passando por isso e não tem conhecimento por se tratar de uma doença rara? Isso é uma forma de chamar a atenção de toda a sociedade e Poder Público para trabalhos de prevenção”.
De autoria do vereador Jair Tatto (PT), o PL 292/2024 quer incluir no calendário da cidade a semana de conscientização, orientação, prevenção e combate à dependência tecnológica, propondo a realização do evento na segunda semana de maio. Na justificativa o parlamentar explica que a dependência tecnológica pode provocar problemas como isolamento social, ansiedade, agitação, irritabilidade, depressão, perturbação e toc (transtorno-obsessivo-compulsivo).
Também recebeu aval do colegiado, o PR (Projeto de Resolução) 1/2024 do vereador Alessandro Guedes (PT) que institui o Prêmio Comunicação Digital de Bairros da Cidade de São Paulo – “Prêmio Mídia SP” – a ser concedido anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo.
O vereador Celso Giannazi (PSOL) cobrou a definição de uma data para que todos os membros da Comissão de Educação possam participar da diligência às obras de reforma do estádio do Pacaembu. “A empresa concessionária já prometeu a conclusão das obras em diversas datas para que a população possa voltar a praticar esportes, assistir espetáculos, ter o patrimônio público de volta. Mas há um atraso injustificado, a empresa não cumpre os prazos, o Tribunal de Contas já apontou várias irregularidades e a Câmara Municipal não pode ficar omissa, mas fiscalizar e dar esse retorno para a sociedade”, destacou.
A vereadora Sandra Santana (MDB) encerrou a reunião lembrando que no dia 28/8 haverá uma Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes de prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação com a presença do titular da pasta, secretário Fernando Padula.
Registraram presença também as vereadoras Edir Sales (PSD), Luna Zarattini (PT) e Cris Monteiro (NOVO).
Assista a reunião na íntegra no vídeo abaixo: