Os conselheiros participativos da subprefeitura de Casa Verde, na zona norte de São Paulo, foram homenageados em uma sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (15/10), no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A solenidade foi uma iniciativa do vereador Rubens Calvo (PMDB), que ressaltou que o trabalho dos 27 conselheiros da região é símbolo do crescimento democrático de um governo participativo. “São 27 conselheiros que trabalharam de graça por dois anos para a cidade de São Paulo. Então, se eu não fizer uma homenagem mostrando a importância desse processo de crescimento democrático e de uma descentralização para valer do governo que todo mundo quer, para esses abnegados que se transformaram em servidores do povo, seria não fazermos a nossa parte aqui de colaborarmos com a democracia do país”, afirmou.
O Conselho Participativo Municipal que atua nas 32 subprefeituras da cidade tem a função de controle social e participação no planejamento e fiscalização das ações e gastos públicos, como também na sugestão de ações e políticas publicas. É um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo executivo Municipal como espaço consultivo e de representação da sociedade.
O secretário municipal adjunto de Relações Governamentais, José Pivatto, reconheceu que o trabalho dos conselheiros junto ao governo ainda está em processo de adaptações e que ainda há alguns problemas nessa relação, mas que ainda assim é um canal de participação bem sucedido. “Esses conselheiros tem contribuído de forma significativa para este processo de debate e de fiscalização do Poder Publico, de apontar soluções, de sugerir e defender obras. O exemplo de que o conselho é um sucesso é que teremos a renovação agora, dia 6 de dezembro, e já temos mais de 2.400 candidatos inscritos, mais de 50% de mulheres como determina a legislação, e isso mostra o sucesso do conselho”, afirmou.
Para a presidente do Conselho Participativo de Casa Verde, Ana Maria Cristina de Lima, a homenagem é mais uma motivação. “É gratificante ser reconhecida, não só eu como todos os conselheiros, a gente se anima muito mais em continuar o trabalho. Dar continuidade e não deixar a luta por melhoria”, disse.
“É uma alegria a gente estar aqui e ser reconhecido como conselheira, que a gente realmente trabalha e faz as coisas para o bairro, para a comunidade”, agradeceu assistente social e conselheira Marisa Beltrame.
A solenidade também foi prestigiada pelo subprefeito de Casa Verde, Luiz Fernando Queimadelos Gomez.