A Prefeitura de São Paulo criou, de acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (2/7) no Diário Oficial da cidade, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. O grupo tem como objetivo realizar a participação mais efetiva da população nas decisões referentes à mobilidade urbana executadas pela Secretaria Municipal dos Transportes, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans (São Paulo Transportes).
O Conselho de Transporte será formado por 39 integrantes, sendo as vagas divididas igualmente entre representantes de dos órgãos municipais, da sociedade civil eleitos em votação direta pela população e operadores dos serviços de transportes (sindicatos e associações). As eleições para definição dos componentes da população devem ocorrer em até dois meses. Até a escolha desses integrantes, os membros do Conselho da Cidade responderão pelo colegiado.
A Câmara Municipal, o Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Município e Controladoria Geral do Município deverão ser convidados pelo conselho para terem representantes participando dos trabalhos do grupo.
(2/7/2013 – 16h50)