A Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata ao Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), na noite desta quinta-feira (5/12). A entrega da honraria foi uma iniciativa da vereadora Janaína Lima (PP).
O Coren-SP é uma autarquia federal responsável por fiscalizar e normatizar o exercício profissional da enfermagem no Estado de São Paulo. De acordo com a justificativa da proposta que deu origem à homenagem, o Coren-SP foi fundado em 30 de outubro de 1975, dois anos após a criação do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). Com sede em São Paulo, o conselho conta ao todo com 20 unidades. Além da capital, também possui unidades espalhadas por alguns municípios do interior paulista.
Conselheiro federal do Cofen, James Francisco dos Santos enalteceu o trabalho da entidade. “Para todo o sistema, receber esta honraria através do Coren-SP é um marco extremamente importante. É um local que tem potencializado a enfermagem através da ciência, da tecnologia, do desenvolvimento de práticas avançadas onde a enfermagem tem se mostrado cada vez mais pujante pra sociedade brasileira”.
Para a vereadora Janaína Lima, presidente da Sessão Solene, a iniciativa de propor essa homenagem é um reconhecimento à categoria desses profissionais da saúde, especialmente em momentos críticos. “A instituição representa aqueles que deram a vida por nós há pouquíssimo tempo. A pandemia trouxe uma lição muito importante pra sociedade. Se a gente não tivesse esses heróis que fossem para os hospitais e lutassem pela vida de milhões de brasileiros, o que teria sido do Brasil sem os enfermeiros? Então nada mais justo que esses heróis aqui representados pelo Coren-SP recebam essa justa homenagem, o nosso eterno agradecimento pelo esforço, pela dedicação que eles tiveram com o nosso país, com os nossos cidadãos, com os brasileiros”.
O Coren-SP desempenha um papel importante na formação e capacitação dos profissionais de enfermagem. A enfermeira da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar do município de São Paulo, Sara Michele Brandão Matsuno, representou o prefeito Ricardo Nunes e destacou a parceria da autarquia com a saúde municipal. “Representa um compromisso com a excelência, com a ética, garantindo os cuidados à saúde, com a população e com o paciente que necessita. Já é uma parceria comum da Secretaria Municipal de São Paulo compondo o grupo há um ano e meio. Dos 24 hospitais municipais, nós temos 5021 enfermeiros, 7.610 técnicos, 3.844 auxiliares de enfermagem. Estamos trabalhando para triplicar a necessidade da população frente a gravidade dos pacientes nas redes hospitalares e também nas básicas. Acreditamos que unidos podemos fazer a diferença”.
Para o presidente do Coren-SP, receber a Salva de Prata, maior honraria oferecida pela Câmara Municipal de São Paulo, é gratificante. “Hoje essa honraria reconhece não somente o que a enfermagem tem feito nos últimos meses, nos últimos anos, nas últimas décadas. São 50 anos de história, dedicação, de profissionais que entregam a sua excelência, o seu serviço a toda sociedade paulista. É uma honra, um orgulho enorme, e a responsabilidade, o peso de estar aqui recebendo essa honraria em nome dos 653 mil profissionais que atuam no Estado de São Paulo e de todos os outros que fizeram parte dessa história”.
Veja aqui a íntegra da Sessão Solene.
Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP