Nesta quarta-feira (1/04), a Comissão de Estudos de proteção dos animais recebeu Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de SP, para que ele contribuísse com as discussões e apresentasse suas propostas para Comissão. O presidente fez uma solicitação para que seja criado um órgão específico de proteção animal. “O sistema de proteção está distribuído entre Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), Secretaria da Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As pessoas não sabem exatamente onde e como fazer as denúncias. Acredito que poderia haver uma coordenadoria subordinada ao município que, além de fiscalizar, poderia aperfeiçoar recursos e mão de obra”.
O vereador e presidente da Comissão de Estudos, Roberto Tripoli(PV), concordou com o Almeida e propôs “ a criação de um grupo de ação subordinado ao gabinete do prefeito.”
Almeida também criticou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): “Transformaram o CCZ em centro de concentração de animais. É um lugar para se tratar saúde pública, não refugio de animais sadios que são recolhidos na rua”, disse ele.
Na próxima reunião, que acontecerá na quarta-feira (08/04), serão recebidos os representantes da Covisa, da Secretaria das Subprefeituras, da Secretaria da Saúde e do CCZ .
Além do vereador Tripoli e do presidente do Conselho participaram da reunião os vereadores Gilberto Natalini(PSDB), Atílio Francisco(PRB) e Aurélio Miguel ( PR).
|