RenattodSousa
O Conservatório Musical e Faculdade Souza Lima está completando 30 anos, e para homenagear e comemorar esta data a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata à entidade, em sessão solene realizada nesta sexta-feira. A iniciativa do evento é do presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSD).
O Conservatório Musical Souza Lima e uma das mais conceituadas instituições de ensino musical do país, e oferece cursos intensivos e semi-intensivos do nível básico ao avançado em todos os instrumentos, além de aula de canto. Na faculdade, são oferecidos cursos de bacharelado em música e cursos internacionais.
Sob a direção do professor Antônio Mário da Silva Cunha, o conservatório e faculdade têm como patrono o maestro e pianista João de Souza Lima (1898-1982). Eu continuo pensando como pensava há 30 anos, quando fundamos o conservatório, em fazer um trabalho de educação musical de qualidade. Trilhamos várias etapas durante todos esses anos, e a grande vitória está aqui hoje, com todos os professores, estudantes, amigos e familiares participando dessa homenagem.
Segundo Cunha, a faculdade hoje tem curso internacional, reconhecido pelo Berklee College of Music, dos Estados Unidos, com transferência de créditos, e o bacharelado reconhecido pelo MEC. São cursos de altíssimo nível, com intercâmbio internacional de professores e estudantes, disse.
Duas apresentações musicais, a Orquestra de Guitarras, que apresentou música de Beethoven, e a banda da faculdade Sousa Lima abrilhantaram o evento.
Produzir música deve ser das tarefas mais difíceis, porque a primeira coisa necessária é revelar talentos. Para mim, a música é a produção consistente de prazer para os outros. Sou um eterno apaixonado pela musica e acredito que a boa música está em todo lugar. Nestes 30 anos do Sousa Lima, todos vocês que vieram aqui esta noite sintam-se escolhidos pelo povo de São Paulo, na gratidão desta Salva de Prata, disse o presidente Police Neto.
Participaram da mesa do evento, além do vereador proponente e do presidente do Conservatório Souza Lima, o vice-presidente e coordenador da entidade, professor Lupa Santiago; o vice-presidente do Berklee College of Music (USA), Guillermo Cisneros; o diretor da Universidade de Santiago, do Chile, Ignacio Menna; o representante da Associação e Congresso Latino de Escolas de Música (Colômbia), professor Alejandro Cajao; o presidente da International Association of the Schools of Jazz (Austria), professor Charles Miklin; o músico Roberto Menescal, o músico Oscar Stagnaro; o representante da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), professor Roberto Bueno; o presidente da Associação Brasileira de Música (Abemusica), Synésio Batista da Costa; o presidente da Academia Brasaileira de Arte, Cultura e História, professor Michel Chelala; e o diretor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Samys Dana.
(27/04/2012 21h41)