O Cônsul Geral da Bolívia, Jaime Pedro Valdívia Almanza, recebeu o Título de Cidadão Paulistano na noite desta quinta-feira (04/12), na Câmara Municipal de São Paulo. A sessão solene foi proposta pelo vereador David Soares (PSD) e aconteceu no Salão Nobre da Casa.
“É uma homenagem emocionante, um momento ímpar da minha vida. Quero agradecer a esta Casa e me sinto muito lisonjeado por ter sido escolhido para receber esse título. Agradeço também a todos os brasileiros e paulistanos que nos fazem sentir em casa”, comentou o homenageado.
O Cônsul boliviano, que é médico e vive em São Paulo há 38 anos, falou sobre os desafios enfrentados pelo consulado desde quando assumiu o posto, em 2006, além das mudanças estruturais e ações que beneficiam a comunidade boliviana, tais como o evento “Cultura Boliviana”, atividade cultural e religiosa que reúne os imigrantes no mês de agosto e o “Poupa Tempo Boliviano”, que fica no Bresser, zona leste.
Almanza também destacou as ações de combate ao trabalho escravo. “Avançamos no atendimento as pessoas que estão na periferia, combatendo o tráfico de pessoas que trabalham em situação de escravidão. Nós fizemos parte da Secretaria da Cidadania e participamos diretamente no acolhimento das vítimas e fazendo as denúncias para que as autoridades tomem as medidas”, pontuou.
“O doutor Jaime Almanza tem feito um trabalho de acolhimento dos bolivianos, em sua maioria, ilegais, sem documentação, e está dando a eles a dignidade de serem cidadãos. Ele desenvolve um grande trabalho na comunidade boliviana com mais de cem mil atendimentos por ano. Hoje nós reconhecemos esse trabalho e por isso concedemos este título”, disse o vereador David Soares.
Além do homenageado, também prestigiaram o evento Arturo Jarama, Cônsul do Peru, Agustin Molina, Cônsul da Argentina e José Gerardo Traslosheros Hernández, Cônsul do México.