O Cônsul Geral do Chile em São Paulo, Hernán Bascuñán Jimenez, foi homenageado em um encontro realizado na noite desta quarta-feira (2/3), na Câmara Municipal. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) e da ONG Presença Latino americana por todo trabalho realizado pelo Cônsul em prol dos imigrantes chilenos aos paulistanos.
Jimenez tem um extenso currículo de representação do Chile em diversos países como, Suécia, Reino Unido e Brasil e organizações como no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Esteve à frente do Consulado Geral do Chile em São Paulo desde abril de 2011, e agora deve deixar cargo e o Brasil em abril.
O vereador Natalini, autor do Projeto de Lei que incluiu o Dia do Imigrante no calendário da cidade e um dos entusiastas para criação da Coordenadoria do Migrante, hoje instalada na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ressaltou a importância de do trabalho com as comunidades estrangeiras.
“Tenho um trabalho muito próximo com os latinos americanos através da organização Presença Latino Americana, que trata desta população em São Paulo. São pessoas que vieram para contribuir na construção da cidade. Achamos por bem fazer esta homenagem, porque além de ser uma pessoa muito querida, o Cônsul tem colaborado com nosso trabalho junto às comunidades latino americanas na cidade”, Natalini.
O Cônsul agradeceu homenagem ressaltando a característica que mais o marcou da cidade onde viveu. “É magnífico para uma pessoa que ocupa um cargo como este por cinco anos receber uma homenagem tão bonita como esta. É um privilégio ter este reconhecimento. São Paulo é um dos melhores estados brasileiros, gostei muito de poder trabalhar aqui por causa de sua gente. São pessoas amigas, abertas e acolhedoras. É fantástico me sinto um pouco brasileiro depois desses cinco anos”, destacou.
O encontro ainda contou com a presença do Consul Geral do México em São Paulo, José Gerardo Traslosheros Hernández.