Sonia Mele / CMSP
Na tarde desta quarta-feira (25/9), a Secretaria de Saúde prestou contas do segundo quadrimestre de 2013, período compreendido ente os meses de maio e agosto, para os parlamentares que compõem a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. Dentre os diversos assuntos abordados, o secretário José de Filippi Júnior comentou os avanços do programa Consultório de Rua.
De acordo com o secretário, o programa superou a meta estabelecida no início da gestão Haddad. Nossa meta era de 12 unidades e hoje já estamos com 16 em operação, afirmou.
O Consultório de Rua é uma iniciativa que visa ampliar o acesso de moradores de rua e oferecer atenção integral à saúde por meio de equipes e serviços da atenção básica. As atividades são realizadas de forma itinerante, podendo utilizar as instalações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e desenvolver ações em parceria com esses estabelecimentos. O horário vai de acordo com as demandas da população de rua.
Dentre os profissionais disponibilizados pelo programa estão psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes sociais e auxiliares de saúde bucal. Das 16 unidades, 8 estão no Centro por ser uma região mais crítica.
A nossa intenção é ampliar para o próximo ano, mas tudo dependerá do nosso orçamento. Porém, é certo que esse programa será privilegiado, afirmou o secretário adjunto Paulo Puccini.
(25/09/2013 17h02)