RenattodSousa/CMSP
O substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 24/2013 manteve ponto que já constava no projeto original: a permissão para que o Executivo rompa o contrato com a Controlar, empresa que faz a inspeção atualmente, e transfira a tarefa para oficinas independentes.
O vereador Ricardo Young (PPS) criticou esse aspecto do PL e defendeu a exigência de licitação para definição da empresa responsável pelo serviço e a exclusão de prestadoras que possuírem vínculos com a venda de produtos ou serviços automotores. Segundo Young, isso evitaria a venda casada de reparos e peças que condicionariam a aprovação do carro na inspeção.
Falo agora com os cidadãos: vocês se sentiriam seguros de deixar seu carro numa oficina que oferece a inspeção e o reparo?”, provocou o parlamentar, para quem as alterações aprovadas pelo Executivo podem gerar um “novo propinoduto a cidade, devido à necessidade de fiscalizar um grande número de prestadores de serviço.
Ricardo Nunes (PMDB) saiu em defesa da mudança. Para ele, a concentração do serviço é prejudicial ao consumidor, que atualmente recebe um serviço ruim. Ele lembrou que não é incomum encontrar proprietários que são reprovados na primeira vistoria e aprovados em uma segunda.
Young também lembrou que ontem (19/3) foi realizada uma audiência pública em que especialistas criticaram a possibilidade de descentralizar o serviço. Antes, também em reunião na Câmara, com a Comissão de Finanças, o diretor-presidente da Controlar, atual responsável pelo serviço, defendeu o contrato vigente e apresentou alternativas, como dividir a cidade em áreas de licitações.
(20/03/2013 – 21h43)