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Controle de tráfego aéreo é tema de seminário na Câmara

27 de agosto de 2009 - 07:26

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Juvenal Pereira
Seminário aviação
De acordo com Moretti, o Brasil está no topo da lista nos estudos da nova tecnologia de aviação

 

A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (27/08) seminário para explicar o sistema de tráfego aéreo brasileiro e também abordar o grande volume de aeronaves no espaço do Estado de São Paulo. O panorama do gerenciamento de vôos na capital e no País foi abordado por representantes da Aeronáutica. A proposta do seminário foi autoria do vereador Aurélio Miguel (PR). 

“Hoje, no Brasil é possível gerenciar sem problemas uma aeronave que sai de Manaus com destino a São Paulo, por exemplo. Há cinco anos não existia previsão de metereologia e de tráfego aéreo que ele encontraria ao chegar a seu destino, agora já temos essas informações de modo que gerenciamos a chegada de todos os vôos. Tivemos um aumento de tráfego neste período de tempo, porém uma diminuição de dez por cento nos atrasos”, explicou o Tenente Coronel Aviador, Frederico José Moretti.

 

O especialista fez uma apresentação demonstrando o tráfego aéreo ao redor do mundo e a concentração de vôos no Estado de São Paulo. Mostrou como as rádios piratas interferem na comunicação entre a central de gerenciamento e os comandantes das aeronaves, e também abordou o cenário do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

 

 Moretti disse ainda que em São Paulo foi criado um controle dedicado exclusivamente aos helicópteros da capital, através de um radar específico. Entretanto, ressaltou que este gerenciamento possui uma área restrita, com abrangência entre o Aeroporto de Congonhas e os bairros de Campo Belo e Vila Mariana; “áreas com grande concentração de helipontos.”

 

Links digitais

 

Durante a apresentação, o Tenente Coronel explicou que "em um futuro breve não haverá mais controle aéreo de voz, e as informações serão gerenciadas somente por satélites. As aeronaves enviarão todas as características e posicionamentos para determinado satélite e, este, por sua vez, devolverá informações processadas com instruções para os vôos em forma de links.” De acordo com Moretti, o Brasil está no topo da lista nos estudos da nova tecnologia de “links digitais”, tendo o Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro como pioneiro no teste do sistema.

 

O vereador Aurélio Miguel ressaltou o quanto este tipo debate contribui para o esclarecimento da população: “É importante que as pessoas saibam como funciona o tráfego aéreo em SP e que a Aeronáutica mostre como faz este controle”, disse.

 

Além de Moretti, também participaram do encontro o capitão Bruno Pinto Barbosa, especialista em controle de tráfego aéreo; o Tenente Coronel Aviador Antonio Carlos de Marchi Nammur e o Major Aviador Carlos Alberto de Matos Bento. E os vereadores: Aurélio Miguel, Domingos Dissei (DEM), Tripoli (PV) e Gilson Barreto (PSDB).

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