Nesta terça-feira (16/06), corais de grupos formados sobretudo por integrantes da terceira idade se apresentaram no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é do vereador Penna (PV).
Os grupos que apresentaram suas interpretações para as músicas são: o Splendor (do Rotary Club da Vila Formosa, composto por 35 mulheres), o Coral Viva Vida do Tatuapé (também composto por 35 mulheres) e o Fascinação, de São Bernardo do Campo (com 30 integrantes).
Todos os participantes dos corais são alunos do maestro Celso Jardim, que trabalha nisso há seis anos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
À nossa reportagem, o vereador Penna (PV) acentua sua satisfação com as performances dos corais e com o aumento da média de esperança de vida: “Estamos exercitando um indicativo de vida da modernidade. Essas pessoas, devido à grande perspectiva de longevidade, são ativas e capazes ainda de nos sensibilizar com a sua arte, com a sua alegria, com a sua vontade de viver. São pessoas muito experimentadas, portanto, caras à sociedade, porque adquiriram ao longo dos anos muita vivência. Longe daquela ideia preconceituosa em relação aos idosos, nem aquela coisa de ‘melhor idade’, que eu acho um pouco cruel, são pessoas ativas do mundo moderno que possibilitou a longevidade. Isso é uma conquista da longevidade e [essa reunião] é uma celebração desse trabalho. Mais de um milhão de seres humanos com mais de 100 anos brindaram o réveillon”.
|