Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, tornou-se recorrente a discussão sobre a taxa de isolamento social nas cidades do país. Saber qual a adesão da população às medidas de distanciamento é essencial para que os governos, municipais e estaduais definam estratégias para diminuir a transmissão da Covid-19 ou, em casos positivos de redução da doença, flexibilizar a quarentena. Agora, você sabe como é medida essa taxa em São Paulo?
No início do mês de abril, o governo do Estado de São Paulo começou a testar o SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), uma central que analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas.
O SIMI continua vigente, e é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o governo de São Paulo possa consultar informações sobre deslocamento. Importante lembrar que as informações são repassadas de forma anônima, respeitando assim a privacidade de cada usuário.
Até agora, o SIMI tem acesso a dados referentes a 104 cidades paulistas, com mais de 70 mil habitantes, incluindo a capital. O sistema é atualizado diariamente para inserir informações de municípios, elaborar rankings e boletins, e qualquer pessoa pode consultar o percentual diário de isolamento social por cidade e também do Estado, por meio da página oficial do governo de São Paulo.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
* Este e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus