RenattodSousa / CMSP
Ex-comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o vereador Coronel Camilo (PSD) subiu na tribuna da Câmara nesta terça-feira (4/12) para defender a atuação da polícia nas manifestações que têm ocorrido com frequência nas ruas da cidade. “O policial tem que ser firme. A população quer que o policial seja firme”, afirmou o vereador.
Já o vereador Toninho Vespoli (PSOL) criticou a falta de preparo dos policiais. “Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas realizada com policiais mostrou que 64% deles não se sentem preparados para agir nas ruas”, declarou.
Para Vespoli, a polícia brasileira possui uma cultura de violência que se manifesta desde o treinamento. Segundo ele, não são incomuns relatos de recrutas submetidos a procedimentos dolorosos e degradantes. E isso, em sua opinião, se reflete na atuação da polícia.
Em defesa da corporação, Camilo disse que todo caso em que há suspeita de má conduta por parte do policial é investigado. “Quando existem excessos, a Corregedoria é forte, é a primeira a agir”, ressalvou o parlamentar.
(04/02/2014 – 16h55)