Em virtude do alto custo da obra, a Secretaria Municipal de Transportes vai rever o projeto de construção do Corredor de Ônibus Celso Garcia, ligando o Parque D. Pedro II ao Itaim Paulista. O corredor poderá ser substituído por monotrilho elevado. As informações foram dadas, nesta quarta-feira (22//10), ao vereador Senival Moura (PT), presidente da Subcomissão Projeto do Corredor Celso Garcia, pelo representante da São Paulo Transporte (SPTrans), Laurindo Junqueira. De acordo com o representante da SPTrans, a construção do Corredor Celso Garcia provocaria uma interferência muito grande nos imóveis que são próximos dele. Isso implicaria em desapropriações, no alargamento de avenidas. Nos 30 quilômetros que o corredor teria, 10 deles deveriam ser construídas obras como pontes, viadutos e passagens de nível.
“Esse situação levou o prefeito a reconsiderar a idéia de construir um corredor e pedir a realização de estudos de alternativas. A opção pelo monotrilho ainda não está tomada. O contrato para realização do estudo de viabilização do monotrilho deverá ser assinado até o fim do ano”, informou Junqueira.
Indagado se o monotrilho não iria deteriorar ainda mais a região, a exemplo do que aconteceu com o Minhocão, Junqueira respondeu: “Não se trata de um minhocão. Justamente a diferença dele é que – e nós tivemos vendo isso em vários países – ele foge da concepção de um projeto de Minhocão.O monotrilho é bastante leve, alto, bastante estreito, roda sobre trilho, é bastante silencioso e sua capacidade de transporte é muito maior do que os ônibus. Essa é razão da gente buscar alguma coisa que invada o mínimo possível a cidade”.
Emaranhado
“Os técnicos da SPTrans trouxeram um emaranhado muito grande de dúvidas, pois não há definição alguma com relação a nenhum dos projetos”, reagiu o vereador Senival Moura. “O estudo do corredor não foi concluído por problemas comerciais, do Centro Esportivo da Penha. Há proposta de se fazer o monotrilho. O custo não foi definido ainda. Portanto, hoje não dá para a gente tirar uma conclusão."
O parlamentar destacou ainda que “há uma expectativa muito grande por parte dos 3 milhões moradores da zona leste a respeito da conclusão desse corredor, pois existe uma falta de infraestrutura de transporte na região. Mas, pelo que foi dito aqui, ficou claro que esse corredor não deve sair nos próximos anos. Foi uma decepção”.
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