pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Corregedoria da Câmara arquiva processo contra vereador

Por: ELYS MARINA
HOME OFFICE

27 de outubro de 2022 - 18:57
Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (27/10) para analisar continuidade dos processos que estão sendo analisados pelo colegiado. Devido ao número insuficiente de vereadores presentes, não houve votação. Apenas discussão dos Processos em andamento. O processo em que o vereador Senival Moura (PT) é apontado em suposto envolvimento com o crime organizado foi arquivado de ofício pelo corregedor-geral vereador Gilberto Nascimento Jr (PSC).

O vereador Antonio Donato (PT) requereu o arquivamento baseado no parecer do procurador da Câmara Municipal de São Paulo, José Luiz Levi, que solicitou ao Ministério Público documentos e não obteve sucesso, dado o sigilo imposto nas investigações. A decisão de arquivamento foi embasada na falta de provas que justificassem a justa causa do fato relatado no processo.

O prosseguimento do processo unificado contra o vereador Camilo Cristófaro (AVANTE) por fala racista que vazou durante uma reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos no dia 03/05/22, aguarda a definição do novo relator. De acordo com o corregedor-geral, a indicação é realizada atendendo um critério de rodízio entre os integrantes do colegiado.

Os vereadores Rubinho Nunes (UNIÃO), Sandra Tadeu (UNIÃO) e o vereador André Santos (REPUBLICANOS) já foram consultados e declinaram da relatoria. Como foi apresentado requerimento da vereadora Sandra Tadeu, solicitando desligamento da Corregedoria, a próxima deliberação de relator aguarda a indicação do líder do bloco UNIÃO / MDB / PTB sobre o parlamentar que a substituirá.

Ainda na reunião, o corregedor-geral indeferiu o pedido protocolado pelo Movimento Popular Socialista para juntada de documentos no processo contra o vereador Camilo Cristófaro,  que já está na fase de instrução. De acordo com o vereador Gilberto Nascimento Jr., não há previsão regimental para autorização de produção de provas quando não há vinculação no processo em andamento. No entanto, deliberou que o requerimento fosse protocolado na contracapa do processo físico.

A próxima reunião da Corregedoria será realizada no próximo dia 10/11. Também participaram da reunião da corregedoria os vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).

A íntegra da reunião pode ser acompanhada no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar