pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Covid-19: Confirmados primeiros casos da subvariante Ômicron XQ no país

Por: TERESA MORRONE - DA REDAÇÃO

5 de maio de 2022 - 18:14

O Brasil registrou os dois primeiros casos de Covid-19 provocados pela subvariante XQ, uma combinação de sublinhagens BA. 1.1 e BA.2 da Ômicron. Os casos ocorreram na cidade de São Paulo e foram sequenciados pelo Instituto Butantan.

Até o momento, não se sabe se a XQ será mais transmissível. Atualmente, a BA.2 é considerada mais transmissível e não há indício de mudança no cenário.

Confira a seguir a nota da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e, até o momento, há dois casos da nova variante Ômicron XQ (BA.1.1 e BA.2) no município de São Paulo identificadas pelo Instituto Butantan. Balanço da vigilância aponta mais de 10 mil casos da variante Ômicron e suas sublinhagens.

O comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo. A Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variante de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e a Ômicron.

As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid”.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quinta-feira (5/5), a capital paulista totalizava 42.272  vítimas da Covid-19. E havia, ainda, 1.942.093 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

 

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo até esta quinta-feira (05/5), é de 25,4%   Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 22,8%.

No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 20,4% e em 16,6% nos leitos de enfermaria. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Atuação no município

Na capital paulista, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, foram aplicadas 31.077.200 doses. Os dados são do boletim Vacinômetro  mais recente, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Do total contabilizado até esta quarta-feira (4/5), foram 11.762.626 primeiras doses, 11.009.732 segundas doses, 357.767 doses únicas e 6.998.249 para primeiras doses adicionais e 948.826 para as segundas doses adicionais. A cobertura vacinal dos adultos está em 106,6% para segunda dose ou dose única e 75% para dose adicional.

Em adolescentes, de 12 a 17 anos, a imunização com a primeira dose está em 115,7% para primeira dose e 102,8% para segunda dose. Na vacinação do público infantil foram aplicadas 952.526 primeiras doses, o que representa uma cobertura vacinal de 87,9%.

A campanha de vacinação contra Covid-19 segue disponível na cidade de São Paulo nos mega postos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h, e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

A vacinação infantil acontece nas UBSs, das 8h às 17h, e nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada na página Vacina Sampa. Acesse também a Plataforma de Olho na Fila para conferir endereços, a disponibilidade de doses e a movimentação de postos.

*Ouça aqui a versão podcast do boletim desta quinta-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavíru

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar