A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Migração foi instalada nesta quarta-feira (15/2) na Câmara Municipal de São Paulo. A proposta de criação do colegiado foi apresentada pelo vereador Eduardo Suplicy (PT).
O objetivo da comissão é averiguar a política de migração na capital paulista e as medidas necessárias para o seu aperfeiçoamento. “São Paulo é conhecida como a cidade dos mil povos e o assunto precisa ser debatido”, argumentou o vereador Suplicy, que irá presidir os trabalhos.
Suplicy foi secretário de Direitos Humanos e Cidadania durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad e esteve à frente de uma série de iniciativas voltadas à população de outros países. “Os Conselhos Participativos passaram a ter imigrantes, criamos curso, cartilhas e muitas ações para que possa haver direitos iguais para todos”, disse.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Patrícia Bezerra, será convidada para acompanhar os trabalhos da nova CPI. “Vamos chamá-la para acompanhar nossos trabalhos para que as políticas possam ser cada vez mais aperfeiçoadas e os imigrantes possam ser melhores recebidos”, disse Suplicy.
A CPI da Migração conta com os vereadores Caio Miranda Carneiro (PSB), Edir Sales (PSD), Fabio Riva (PSDB) , Fernando Holiday (DEM), Gilberto Nascimento (PSC) e Noemi Nonato (PR).
As reuniões da comissão serão realizadas às 11h das terças-feiras, quinzenalmente, na Câmara.