pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

CPI da Pirataria aprova intimações e convites para esclarecimentos

Por: DANIEL MONTEIRO - DA REDAÇÃO

8 de dezembro de 2021 - 14:18

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria aprovou, em reunião nesta quarta-feira (8/12), 11 requerimentos com intimações, convites e convocação para que testemunhas prestem esclarecimentos sobre os temas investigados pela Comissão.

Os intimados foram Aldo Bonametti, da Alcarbo Participações e Empreendimentos LTDA; Luis Claudio de Arruda Franco, da Monti Mare Participações e Empreendimentos LTDA; Xiaotian Zhu, também da Monti Mare Participações e Empreendimentos LTDA; e Zhu Xuanchu, da Trevo Park Paulista Estacionamentos.

Os quatro eram esperados nesta quarta-feira para prestarem esclarecimentos na condição de testemunhas, mas não compareceram. Bonametti e Arruda Franco não justificaram a ausência. Já Zhu e Xuanchu alegaram estar fora do país, por isso não poderiam comparecer. Assim, todos foram novamente intimados.

Já os convites aprovados foram para o presidente da FEVABRÁS (Federação dos Varejistas e Atacadistas do Brás), Gustavo Dedivitis; para o diretor da FEVABRÁS, Valdemar Bessa Filho; para o presidente do FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria), Edson Luiz Vismona; para o ex-subprefeito da Mooca, Guilherme Kopke Brito; para a advogada e proprietária da empresa Filhorini Advogados, Flávia Filhorini Lepique; e para o advogado e proprietário da empresa Garé Advogados, Luiz Claudio Garé. Ainda foi aprovado um requerimento convidando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) acompanhar as oitivas dos advogados.

Por fim, foi aprovada a segunda convocação do secretário-executivo da Prefeitura, Fábio Lepique, para prestar esclarecimentos na próxima reunião da Comissão, agendada para terça-feira, dia 14 de dezembro, às 11h, na sala Tiradentes.

A participação de Lepique também era esperada na reunião desta quarta, mas ele alegou ter outro compromisso agendado e voltou a pedir que a Comissão encaminhasse por escrito suas demandas. Assim, os vereadores deliberaram por uma nova convocação.

Ainda em relação ao tema, foi aprovado requerimento solicitando providências à Secretaria Municipal de Gestão em relação à Lepique. O documento também pede esclarecimentos sobre sua participação em uma operação de combate à pirataria realizada nesta quarta-feira na capital e encabeçada pela Polícia Federal.

A reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida no vídeo abaixo, foi conduzida pelo presidente da CPI da Pirataria, vereador Camilo Cristófaro (PSB). Também participaram o relator da Comissão, vereador Isac Félix (PL), e os vereadores Gilson Barreto (PSDB) e Rodrigo Goulart (PSD), membros do colegiado, além do vereador Adilson Amadeu (DEM).

Sobre a CPI da Pirataria

A CPI da Pirataria tem como objetivo analisar e investigar a evasão fiscal, a sonegação, a pirataria e a falsificação na cidade de São Paulo. Além de fiscalizar a comercialização de produtos piratas na capital paulista, a Comissão também vai investigar empresas por suposta evasão fiscal.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar