A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica retomou os trabalhos do segundo semestre na manhã desta quinta-feira (4/8). A Comissão investiga denúncias sobre os problemas causados ao meio ambiente e à saúde da população provocados pela poluição do Polo Petroquímico, que está instalado nas proximidades da zona leste da cidade de São Paulo.
A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, o vereador Alessandro Guedes (PT). Para o encontro de hoje, estava prevista a presença do ambientalista Fabio Feldmann. No entanto, por motivos familiares, a participação dele será programada para outra data.
Além de reiterar o objetivo da CPI, que é apresentar um diagnóstico sobre a poluição causada pelo complexo industrial, Guedes ressaltou a importância do Polo Petroquímico para a geração de emprego e renda da população.
“Não somos contra isso, somos a favor de que gere mais emprego. O povo está desempregado, precisa trabalhar para melhorar a renda. Mas precisamos ter saúde para ter emprego, senão você não se levanta da cama para trabalhar. Ali na região precisa ter saúde, e é isso que estamos questionando”, disse o presidente da CPI.
Também participaram da reunião de hoje o vice-presidente da CPI, vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), e o relator da Comissão, vereador Marcelo Messias (MDB).
Requerimentos e ofício
Dando continuidade às investigações, os integrantes da CPI aprovaram requerimentos na reunião desta quinta. Um dos documentos convida três representantes de bairros localizados nos arredores do polo industrial.
O colegiado também aprovou uma solicitação de diligência na região do Polo Petroquímico. A Comissão pretende visitar os moradores vizinhos do complexo industrial em 18 de agosto ou 25 de agosto. “Para que tenhamos contato com os moradores e possamos sentir o que esse povo está sentindo lá”, falou Guedes.
Outro requerimento aprovado nesta manhã solicita uma reunião com o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). Por fim, a Comissão também encaminhou um ofício ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), pedindo autorização para contratar serviços técnicos para auxiliar no trabalho da CPI.
Repercussão na mídia
Também foi exibida uma reportagem produzida pelo programa Domingo Espetacular, da RecordTV. A matéria relata as preocupações de moradores locais, ouve especialistas e destaca o trabalho da CPI da Poluição Petroquímica.
“Esse vídeo tem extrema importância, porque nem todo mundo tem consciência de quanto as pessoas da zona leste vêm sofrendo, e a importância dessa CPI na cidade”, falou o relator da Comissão, Marcelo Messias.
Denúncias
É importante ressaltar que a CPI da Poluição Petroquímica tem um canal específico para coletar contribuições e manifestações das pessoas que vivem nos bairros do entorno do complexo industrial que sofrem consequências da poluição, com o objetivo de subsidiar as investigações da Comissão.
A população pode fazer denúncias sobre a poluição, trazer informações sobre questões de saúde dos moradores dos bairros vizinhos e apresentar sugestões para redução da poluição pelo e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br ou neste link.
Recentemente tive o privilégio de ver uma postagem de Leandro karnal Historiador brasileiro de descendência alemã, que Foi questionado sobre o futuro da sociedade no geral com relação a sanidade mental em relação a tantos conflitos no mundo. Em resposta a todos do auditório Leandro canal deixa muito claro que com relação a sanidade da população não é tão importante quanto ao que vem pela frente: E aí em minha opinião que entra a matéria da CPI porque Leandro o canal informa que estamos caminhando para um desastre ambiental sendo assim gostaria de parabenizar ao vereador pelas observações no texto em relação à saúde ao desemprego mas também ao meio ambiente