A reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica desta quinta-feira (10/8) marcou o encerramento da fase de instrução. A partir de agora, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, o colegiado tem 15 dias para apresentar e votar o relatório final.
Instalada em maio do ano passado, a Comissão tem o objetivo de apurar eventuais danos ambientais e à saúde da população causados pelo Polo Petroquímico – localizado próximo à zona leste da cidade. A CPI é presidida pelo vereador Alessandro Guedes (PT), que informou nesta manhã que a apreciação do relatório será em 24 de agosto.
Guedes agradeceu a todos os profissionais e vereadores envolvidos na investigação do complexo industrial. O parlamentar também destacou os avanços conquistados durante o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito. “Pela primeira vez na história de São Paulo um inquérito epidemiológico – solicitado por esta Casa – fez um estudo referente à saúde do povo daquela região. Tudo isso está constando no relatório”.
O presidente do colegiado reiterou ainda que, embora o trabalho da CPI termine no fim do mês, é fundamental que o Polo Petroquímico continue sendo monitorado. “A Prefeitura tem que adotar novos protocolos para que faça o monitoramento da saúde do povo daquela região de uma forma contínua, para que consigamos identificar em um médio prazo o que de fato pode acontecer além do que foi investigado”.
Relator da CPI, o vereador Marcelo Messias (MDB) também agradeceu o apoio de todos que participaram das investigações. Ele disse que antes de publicar o relatório final no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o documento será analisado pelos integrantes da Comissão.
“O relatório vai ser muito satisfatório, porque realmente conseguimos entender algumas necessidades daquela região, e que a saúde das pessoas continua sendo a nossa prioridade. Estamos aqui preservando as vidas, as famílias e os empregos”, falou o relator da CPI. “Vou disponibilizar (o relatório) para os todos vereadores daqui a uns dois dias para ser analisado, e voltamos em 15 dias finalizando e dando um resultado para a cidade de São Paulo.
Além dos parlamentares Alessandro Guedes (PT) e Marcelo Messias (MDB), compõem a CPI os vereadores Professor Toninho Vespoli (PSOL) (vice-presidente) e Xexéu Tripoli (PSDB), além da vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO).
A reunião da CPI da Poluição Petroquímica desta quinta-feira está disponível na íntegra. Confira abaixo: