pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

CPI da Poluição Petroquímica quer ouvir Cetesb e Tribunal de Contas do Município

Por: FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

17 de novembro de 2022 - 14:08
André Bueno | REDE CÂMARA SP

A reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica, que busca investigar denúncias sobre a poluição e a contaminação ambiental no entorno do Polo Petroquímico de Capuava e seus impactos em bairros da zona leste, aprovou dois requerimentos nesta quinta-feira (17/11). Um deles trata sobre a presença da diretora-presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Patrícia Iglecias. O convite solicita esclarecimentos a respeito das questões de fiscalização e atuação ambiental de competência do órgão estadual relacionadas à poluição petroquímica no Polo e entorno.

O outro documento pede uma audiência entre os integrantes da Comissão e o TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) para que sejam discutidos assuntos relacionados ao objeto de investigação da CPI.

Outro destaque da reunião foi um incêndio no entorno do Polo ocorrido no último fim de semana. O presidente da Comissão, vereador Alessandro Guedes (PT), afirmou ter recebido relatos de moradores da região descrevendo a situação anormal. “As mensagens falavam em fogaréu, além de barulhos de explosões. Dava a impressão de que uma tragédia iminente poderia ocorrer. Aí você imagina o sofrimento dos moradores, famílias que vivem nas proximidades do polo.”

Apoio da Prefeitura

A CPI fez contato com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que teria se comprometido a apoiar os trabalhos de investigação, além de receber os integrantes do colegiado para uma reunião. “Isso é importante pois logo mais vamos envolver um assunto estadual, de repente até um contato com o novo governo que será instalado em janeiro. Vamos precisar da atuação do prefeito para que possamos atingir os objetivos desta CPI e ele se colocou à disposição”, concluiu.

Denúncias

É importante ressaltar que a CPI da Poluição tem um canal específico para coletar contribuições e manifestações das pessoas que vivem nos bairros do entorno da petroquímica que sofrem consequências da poluição, com o objetivo de subsidiar as investigações da Comissão.

A população pode fazer denúncias sobre a poluição, trazer informações sobre questões de saúde dos moradores dos bairros vizinhos e apresentar sugestões para redução da poluição pelo e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br ou neste link.

A reunião que pode ser vista neste link contou ainda com a participação da vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO) e do vereador Xexéu Tripoli (PSDB).

embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=vfVdF-uWRW4[/embedyt]

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar