pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

CPI das Práticas Abusivas encerra investigação; relatório final será votado em 12 de dezembro 

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

4 de dezembro de 2024 - 13:13
Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Práticas Abusivas encerrou, nesta quarta-feira (4/12), a fase de instrução da investigação, com a finalização da apuração das informações e da coleta de provas. Agora, passa a correr o prazo regimental para elaboração do relatório final dos trabalhos, que será votado no dia 12 de dezembro.

Instalada no dia 27 de agosto e com início no dia 24 de setembro, a CPI das Práticas Abusivas teve o objetivo de investigar eventuais práticas abusivas, esquemas de pirâmides e fraudes financeiras na capital paulista. Além disso, a Comissão buscou defender os direitos do consumidor e da cidade de São Paulo. Com o fim da atual legislatura, no final deste ano, os vereadores optaram por encerrar as investigações.

Presidente da CPI, o vereador Fabio Riva (MDB) fez uma avaliação da investigação. “O balanço mostra, com as respostas que recebemos, que a prática abusiva na cidade de São Paulo é corriqueira, acontece todos os dias. Então, nós apontamos alguns fatos importantes”, frisou.

“Agora é implementar tudo aquilo que apuramos, levar para os órgãos competentes para as investigações. E também, de uma forma ou de outra, proteger a Prefeitura dessa evasão de recursos através do ISS (Imposto sobre Serviços) e também proteger o cidadão, o consumidor que, de uma forma ou de outra, cai nessas armadilhas dessas pirâmides financeiras. Acho que esse é o papel da CPI”, concluiu.

Também participaram da reunião desta quarta, cuja íntegra está no vídeo abaixo, os vereadores Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Isac Félix (PL) e Rubinho Nunes (UNIÃO), todos integrantes do colegiado.

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar