Ericka Perestrelo
Terça, 08 Abril 2014 16:55
CPI debate contaminação em terreno da USP Leste by Web Radio Câmara SP
Os vereadores instalaram na tarde desta terça-feira a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as áreas contaminadas do município de São Paulo.
Já na reunião de abertura a USP Leste foi pauta da discussão. A universidade teve o campus fechado por problemas de contaminação.
De acordo com o professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste, Marcelo Nerling, os problemas de contaminação já existiam antes mesmo de ser emitida a licença de operação ambiental da unidade. Além disso, ele explicou que a situação se agravou em 2011.
O presidente da CPI, vereador Rubens Calvo (PMDB) acredita que o colegiado pode encontrar maneiras de melhorar a fiscalização. Para ele, esse é um problema que se agrava à medida que aumenta a escassez de terrenos na cidade. Além disso, o parlamentar defende a criação de leis para evitar construções em lugares contaminados.
O vereador Vavá (PT), vice-presidente da CPI, lembrou os transtornos que a contaminação do solo da USP Leste causa aos estudantes. Ele destacou que a comissão vai fazer diligências para apurar mais detalhes.
O relator da comissão, vereador Aurélio Nomura (PSDB), concorda que é preciso haver uma regulamentação para as regiões contaminadas.
O Secretário municipal do meio ambiente, Wanderley Meira, participou da reunião. Ele acredita que o problemas das áreas contaminadas pode ser debatida simultaneamente ao Plano Diretor
Para a próxima reunião, os vereadores vão convidar novamente o secretário do meio ambiente e também representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Os encontros da CPI das áreas contaminadas serão realizados quinzenalmente as terças-feiras, às 10h.