pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

CPI do Belas Artes recebe representante do Ministério da Cultura

10 de dezembro de 2012 - 16:23

Categorias

O chefe da Representação Regional São Paulo do Ministério da Cultura, Valério da Costa Bemfica, disse nesta segunda-feira que a ministra Marta Suplicy manifestou o interesse de ajudar a buscar uma solução para o Cine Belas Artes. Em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que discute a manutenção do local como um cinema, Bemfica declarou que o tema “transcende a relevância municipal”.

Ele também informou que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) — organismo federal de proteção ao patrimônio — solicitou à Secretaria de Audiovisual do Ministério um parecer sobre o cinema, e o documento ressaltou a importância do Belas Artes. “O parecer não se manifesta sobre o tombamento, mas declara a importância desse bem para a cidade de São Paulo”, comentou Bemfica, acrescentando que o relatório ainda não foi divulgado porque seu conteúdo está em fase de elaboração.

Questionado pelo presidente da CPI, vereador Eliseu Gabriel (PSB), sobre a possibilidade legal de um tombamento material e imaterial do Cine Belas Artes, Valério Bemfica disse acreditar que isso seja possível, “desde que seja estudado com cuidado e boa vontade por parte dos técnicos de todos os conselhos de patrimônio”.

Bemfica lembrou que na semana passada o frevo foi declarado patrimônio histórico da humanidade pelo fato de definir a identidade de um determinado local, e seguindo esse princípio o Belas Artes também poderia ter seu tombamento imaterial decretado. “Nossos costumes são bens que num determinado momento podem ser tombados, registrados como algo relevante para a identidade da nação, de um município. Assim, cabem sim medidas de proteção por parte do poder público”, defendeu.

Sobre o fato de o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão estadual, ter tombado a fachada do cinema em outubro passado, Valério Bemfica disse que a decisão deve ser encarada como um “avanço”. “Foi uma vitória que assegurou um primeiro avanço, mas ainda não resolve algumas questões se o objetivo for manter o cinema em funcionamento naquele mesmo endereço”, completou.

Também nesta segunda-feira, a CPI do Cine Belas Artes decidiu que se reunirá na próxima quarta (12) e no dia 17 para discutir e votar o relatório final dos trabalhos.

(10/12/2012 – 16h24)


 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar