A CPI do Compromisso Ambiental recebeu nesta quinta-feira (31/1) o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, que está no cargo desde dezembro de 2015. Ravena destacou os trabalhos que a pasta vem fazendo, principalmente em relação à compensação ambiental, que ele salientou ser um grande desafio da cidade.
“É preciso entender que a compensação ambiental é mais do que a troca de árvore por árvore. Ela deve levar em conta a garantia para o município que o meio ambiente urbano se faça de maneira efetiva em prol da cidade e não em prol de um empreendimento.”, afirmou o secretário.
Segundo Ravena, a CPI é muito importante, pois tem como objetivo aprimorar a legislação de compensação ambiental, permitindo que a secretaria possa efetivamente controlar o que se constrói e garantir que as reposições, compensações e a qualidade de vida sejam mantidas.
Presidente da CPI, o vereador Ricardo Young (Rede) se mostrou muito satisfeito com o comparecimento do secretário à reunião. “Pudemos ver as deficiências que temos hoje em relação à compensação ambiental: como as poucas possibilidades de acesso as informações sobre supressão e compensação ambiental. Vimos também as limitações da legislação no sentido de interromper as obras que não estejam respeitando a compensação. Isso é importante, pois as multas são repassadas para o consumidor e não necessariamente penaliza aquele que não a está cumprindo”.