A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Animais, que apura irregularidades no comércio ilegal além de crimes envolvendo animais, recebeu nesta quinta-feira (9/12), o perito criminal da Polícia Científica e também representante da CMVF (Comissão de Medicina Veterinária Forense), Bruno Lazzari de Lima, que deu detalhes do trabalho desenvolvido pelos profissionais que também realizam perícias envolvendo maus-tratos a animais domésticos.
Lazzari explicou que a Comissão de Medicina Veterinária Forense, da qual faz parte, foi criada este ano e é composta por 8 médicos peritos veterinários que atuam no IC (Instituto de Criminalística) com o objetivo de padronizar e definir protocolos em casos que envolvam maus-tratos de animais. “A ideia da Comissão é justamente padronizar esses protocolos no Estado e quem sabe até mesmo a nível federal, uma vez que nós somos uma das primeiras comissões criadas com essa finalidade. Além de dar apoio a outras equipes, no interior por exemplo, e iniciar a montagem de um projeto especial de um novo núcleo no IC focado nos maus-tratos a animais”, afirmou o perito.
O convidado também expôs a necessidade de se desenvolver algumas políticas públicas que possam melhorar e ampliar o trabalho dos peritos veterinários. “O município poderia contribuir criando institutos médicos legais que pudessem nos auxiliar. O segundo ponto seria conseguirmos que os locais de maus-tratos animais sejam tratados da mesma forma que os locais que envolvam seres humanos. E um outro ponto que seria interessante era a criação de algum canal onde as pessoas pudessem denunciar anonimamente”, reforçou Bruno Lazzari.
O vereador Felipe Becari (PSD), presidente da CPI, ficou satisfeito com o depoimento do perito criminal para definição de políticas públicas que possam auxiliar este serviço e informou que na próxima terça-feira será realizada uma reunião extraordinária da CPI para a entrega do relatório da Comissão. “A gente já fez esse relatório que foi agora protocolado junto para que todos analisem e nós possamos votá-lo, aprová-lo para originar uma lei a partir das informações que colhemos nessas primeiras reuniões da CPI”, afirmou o parlamentar.
A reunião desta quinta-feira, que pode ser conferida no vídeo abaixo, foi conduzida pelo presidente da CPI, vereador Felipe Becari (PSD), e contou com a participação dos vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Professor Toninho Vespoli (PSOL).
Sobre a CPI dos Animais
Instalada em 2 de março, a CPI dos Animais foi criada para apurar todas e quaisquer irregularidades no comércio ilegal de animais, desde a criação clandestina, o comércio ilegal em todas as suas formas, além de crimes envolvendo animais, como estelionatos de supostas ONGs (Organizações Não Governamentais).