A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal para investigar os casos de incêndios ocorridos em favelas na capital paulista apresentou nesta terça-feira o relatório dos trabalhos realizados ao longo deste ano.
Elaborado pelo presidente da CPI, vereador Ricardo Teixeira (PV), o documento destacou os depoimentos de representantes da Polícia e da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Subprefeituras e moradores de comunidades afetadas por incêndios.
De acordo com os depoimentos, inúmeros fatores foram responsáveis pelos incêndios em favelas. Podemos destacar os problemas climáticos e elétricos como os principais. Em relação a incêndios criminosos por conta de uma possível especulação imobiliária, não tivemos nenhuma comprovação de que isso possa ter acontecido, justificou Teixeira.
Apesar da apresentação do relatório, o presidente da CPI ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos. É necessário que as investigações continuem na próxima legislatura porque ainda faltam informações, acrescentou Teixeira.
Os vereadores Edir Sales (PSD), Ushitaro Kamia (PSD) e Floriano Pesaro (PSDB) concordaram com o relatório apresentado pelo presidente. O único voto contrário ao documento foi da vereadora Juliana Cardoso (PT).
Durante a reunião, Juliana apresentou outro relatório para justificar sua opinião contrária. “Precisamos fazer uma investigação mais profunda, ouvindo mais representantes da Polícia, Corpo de Bombeiros e de todas as favelas que sofreram com o incêndio”, afirmou.
(18/12/2012 – 16h12)