O vereador Aníbal de Freitas (PSDB) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os incêndios em favelas de São Paulo. Em reunião nesta quarta-feira, o colegiado também decidiu que a vice-presidência ficará com Edir Salles (PSD).
Para Aníbal, é importante que a CPI avalie de que maneira o poder público pode agir no problema. Segundo ele, os trabalhos deverão analisar tanto as ações das autoridades nos incêndios quanto a educação dos moradores para que eles não ocorram mais.
Durante a reunião, os membros da CPI aprovaram requerimentos através dos quais pedem informações a quatro subprefeitos (Vila Prudente, Lapa, Vila Mariana e São Miguel Paulista) sobre incêndios ocorridos em agosto. Os vereadores cogitam chamá-los para prestarem mais esclarecimentos.
Entre as últimas ocorrências, a vice-presidente da CPI testemunhou o incêndio na Vila Prudente, onde, segundo ela, existia uma favela “muito grande e muito antiga”. “Quando sabemos de um incêndio em um galpão industrial, sem funcionários, ficamos apreensivos pelo prejuízo financeiro, mas nesse caso foi diferente. Ficamos com o coração apertado por pensar nas pessoas que estão ali”, disse.
Nesta quarta-feira, os parlamentares ainda concordaram em convocar para a próxima reunião o coordenador geral da Defesa Civil de São Paulo, coronel Jair Paca de Lima.
(29/8/2012 – 14h55)